MPB em cena

O projeto MPB EM CENA propõe a encenação de espetáculos musicais tendo como tema a obra de grandes compositores da música popular brasileira, com elenco de novos talentos extraídos de uma oficina de teatro musical.


O espetáculo

O resultado é uma linda montagem, composta por música, teatro e dança.

Letras emolduradas por belíssimas melodias que são cantadas ao vivo, conduzidas por uma linha dramatúrgica, homenageando assim, a obra de um grande compositor da Música Popular Brasileira. Próxima edição: homenagem a obra dos Paralamas do Sucesso.


A montagem

Cada espetáculo é fruto de uma oficina que reúne de 30 a 60 participantes selecionados a partir de inscrições. 4 deles são escolhidos para dar voz ao universo de poesias e melodias do compositor homenageado, permanecendo em cartaz no Teatro Folha.

Um processo cujos alguns são escolhidos para atuar profissionalmente no espetáculo, no palco ou bastidores, estimulando a produção de teatro musical e de novos talentos desta área no Brasil.

 Quando assistia superproduções musicais, minha imaginação pedia uma versão mais brasileira desses espetáculos. Era só um devaneio de artista. Porém, desde que participei da produção de Um Violinista no Telhado, pelo grupo CONTEÚDO TEATRAL, ficou plantada em mim de uma forma mais concreta a vontade de trabalhar na seara musical, que tivesse uma vertente mais teatral e voltada à MPB. Por minha formação, também estava guardada a vontade de trabalhar com artistas jovens e apaixonados, dispostos a se atirar na experimentação de criar um trabalho artístico a partir de uma oficina de estudo. Juntando esses ingredientes, idealizei o projeto MPB EM CENA. Sob orientação de consagrados profissionais no teatro musical, são realizadas oficinas-montagem onde estudamos a obra de grandes nomes da MPB, para montar espetáculos que dão uma interpretação teatral a uma dramaturgia formada pelas letras das músicas que queremos revelar ao público.

IVAN LINS EM CENA foi o primeiro resultado desse projeto. Sua parceria com Vitor Martins nos presenteou com músicas de uma beleza impar, que foram retratadas num espetáculo lindo, com total apoio do próprio Ivan e sua equipe.

A próxima obra a ser homenageada, é a do grupo Paralamas do Sucesso, que tem estreia prevista para o segundo semestre de 2017, também com o apoio do grupo e a formação de novos atores-cantores.    

Isser Korik
Idealizador do projeto MPB EM CENA e diretor artístico da Conteúdo Teatral